Dúvidas que talvez você tenha

Confira as perguntas e respostas mais frequentes que podem solucionar o que está procurando.

Para adquirir o seu plano Smile Saúde, você pode entrar em contato através da nossa Central de Vendas, verificando qual de nossos planos disponíveis melhor atende às suas necessidades. Para contatar a nossa Central de Vendas, basta ligar para: 4000-1972

Caso prefira, acesse: https://vendaonline.smilesaude.com.br e um de nossos consultores entrará em contato com as melhores soluções para você, sua família e empresa.

• Coletivo Empresarial: São os planos contratados por empresas, onde os seus funcionários podem aderir através do vínculo empregatício existente.

• Coletivo por Adesão: São os planos contratados por Pessoa Jurídica de caráter profissional, classista ou setorial, para os seus vinculados - associados ou sindicalizados, por exemplo. Na contratação destes planos, pode haver a participação de Administradoras de Benefícios. Independente do tipo de contratação que você escolher, todos os planos da Smile Saúde são regulamentados e registrados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, cumprindo assim as exigências do órgão regulador e garantindo a todos os nossos beneficiários a assistência médica de acordo com a cobertura obrigatória estabelecida.

Para a contratação do seu Plano Smile Saúde, você pode optar entre três formas de pagamento: Boleto Bancário, Débito em Conta e Cartão de Crédito.

Ao escolher as opções Débito em Conta e Cartão de Crédito, além das facilidades que estas modalidades de pagamento proporcionam, a Smile Saúde lhe dará um percentual de desconto na sua mensalidade!

Caso o seu plano seja coletivo, o pagamento à Smile Saúde será de responsabilidade da empresa contratante, onde esta acordará com você como fará a cobrança relativa a sua parte do plano.

Se você já possui um outro Plano de Saúde, uma opção interessante é realizar a portabilidade, onde poderá aderir ao plano Smile Saúde sem precisar cumprir novas carências.

A portabilidade pode ser solicitada no período de 120 dias, a partir do primeiro dia do mês de aniversário do seu atual contrato. Para isso, você precisa estar neste plano há, pelo menos, dois anos.

Uma outra condição para a realização da portabilidade é que a faixa de preço da mensalidade do seu novo plano deverá ser igual ou inferior à mensalidade do seu plano atual, considerando a data de assinatura da proposta de adesão. Ou seja, os planos deverão ser equivalentes.

Você pode solicitar a portabilidade através da nossa Central de Atendimento ou diretamente em nossas filiais.

Carência é o tempo que você deve aguardar para poder ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento.

Você pode acessar sua carência através do aplicativo Smile Saúde, baixe agora na sua loja de aplicativo e confira.

Você apenas poderá reduzir ou dispensar a necessidade do cumprimento das carências caso se enquadre na situação de portabilidade, respeitando os requisitos necessários informados.

De acordo com a legislação dos Planos de Saúde, para planos individuais ou familiares novos ou adaptados, contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei, faz-se necessário o cumprimento total das carências estipuladas pela regulamentação da ANS.

Se você já possui um outro Plano de Saúde, uma opção interessante é realizar a portabilidade, onde poderá aderir ao plano Smile Saúde sem precisar cumprir novas carências.

A portabilidade pode ser solicitada no período de 120 dias, a partir do primeiro dia do mês de aniversário do seu atual contrato. Para isso, você precisa estar neste plano há, pelo menos, dois anos.

Uma outra condição para a realização da portabilidade é que a faixa de preço da mensalidade do seu novo plano deverá ser igual ou inferior à mensalidade do seu plano atual, considerando a data de assinatura da proposta de adesão. Ou seja, os planos deverão ser equivalentes.

Você pode solicitar a portabilidade através da nossa Central de Atendimento.

Caso você já tenha sido cliente da Smile Saúde, e, por algum motivo, o seu plano esteja cancelado, você poderá solicitar a análise de reativação dentro de um período de até 90 dias após o cancelamento.

Para realizar a solicitação será necessário entrar em contato com a nossa Central de Atendimento, onde um de nossos atendentes lhe orientará em relação ao processo para reativar o seu contrato.

Se o cancelamento tiver ocorrido a um tempo superior a este limite, será necessário que você entre em contato com um dos nossos representantes comerciais para realizar um novo contrato através de uma nova proposta de adesão.

Se você foi demitido ou se aposentou poderá continuar utilizando o seu Plano Smile Saúde. Para isso, em até 30 dias após a demissão ou aposentadoria, deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento.

Nesta situação, o valor do seu plano será o mesmo valor que a empresa pagava por você.

Se você já tem um Plano da Smile Saúde e deseja realizar uma alteração do plano, e a sua forma de contratação for individual ou Familiar, você poderá solicitar a mudança através da nossa Central de Atendimento.

Se a sua forma de contratação for Coletivo Empresarial ou Coletivo por Adesão, você deverá solicitar a mudança diretamente no RH da sua empresa ou órgão responsável pelo contrato.

Esta solicitação só poderá ser realizada pelo Titular, Titular Financeiro ou Responsável Legal do contrato.

Para realizar a inclusão de dependentes no seu contrato, o processo dependerá da sua forma de contratação.

Se o seu contrato for Individual ou Familiar, você poderá realizar a solicitação através do nosso site - www.smilesaude.com.br.

Se o seu contrato for Coletivo Empresarial ou Coletivo por Adesão, você deverá entrar em contato com a empresa ou órgão responsável pelo contrato e realizar a solicitação. Se a adesão da empresa ocorreu antes de Julho de 2011, a solicitação também poderá ser realizada através do nosso site, através do perfil da empresa.

Em ambos os casos acima, a solicitação de inclusão de dependentes também poderá ser realizada através da nossa Central de Atendimento.

Caso você esteja vinculado a um contrato Coletivo que tenha data de contratação posterior a Julho de 2011, a empresa responsável pelo contrato deverá entrar em contato com o Consultor Comercial para realizar a solicitação.

A inclusão deverá ser realizada no período de até 30 (trinta) dias contados a partir da data de nascimento do bebê ou adoção.

Até o 30º dia, após o nascimento, a criança poderá ser atendida pelo plano dos genitores (mãe ou pai), desde que o seu produto contenha Obstetrícia.

Após o prazo de 30 dias da data de nascimento ou adoção ser ultrapassado, não poderá ocorrer a absorção das carências já cumpridas, sendo necessário que a criança cumpra as carências integralmente.

A solicitação de inclusão de Recém Nascido ou filho adotivo poderá ser realizada através da nossa Central de Atendimento.

Caso você seja integrante de um contrato Coletivo, a sua empresa poderá realizar a solicitação de inclusão através do nosso site, www.smilesaude.com.br, acessando com o perfil da empresa.

Caso deseje realizar alguma alteração de seus dados cadastrais, como endereço, telefone, e-mail, você poderá fazê-lo através do nosso aplicativo, disponível em iOS (App Store) e Android (Google Play), acessando a área de Atualização Cadastral.

Poderá realizar a mudança também através do nosso site - www.smilesaude.com.br.

Para solicitar a alteração de titularidade do seu Plano Smile Saúde você deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento junto ao novo titular portando o RG e CPF em mãos.

Você poderá encontrá-la no nosso aplicativo, disponível para iOS (App Store) e Android (Google Play), assim como no nosso site - www.smilesaude.com.br.

A carteirinha digital poderá ser apresentada em qualquer estabelecimento vinculado a sua rede credenciada para realizar a autorização do atendimento.

Você poderá solicitar o cancelamento do seu Plano Smile Saúde a qualquer momento realizando a solicitação através do nosso site - www.smilesaude.com.br ou entrando em contato com a nossa Central de atendimento. No entanto, se a rescisão ocorrer dentro do primeiro ano de vigência do contrato, será necessário que você pague uma multa de 10% referente ao valor das mensalidades restantes para o término dos primeiros 12 (doze) meses do contrato em vigência.

Dependendo da quantidade de colaboradores que entraram ou saíram do contrato coletivo que você faz parte, poderá ocorrer uma alteração na regra de reajuste que o contrato se encaixa.

Para realizar a emissão da sua Declaração de Imposto de Renda, referente às suas mensalidades do Plano Smile Saúde, você deverá acessar o nosso site - www.smilesaude.com.br - e digitar seu CPF e clicar em "Imposto de Renda".

Para planos empresariais você deverá entrar em contato com o RH da sua empresa.

Você poderá solicitar a sua Declaração de Quitação caso tenha realizado todos os pagamentos das mensalidades do Plano Smile Saúde referente ao último ano.

Para realizar a emissão, você deverá entrar em nosso site - www.smilesaude.com.br - realizar o seu login, e clicar em "Declaração Anual de Quitação", no lado direito da página principal.

Caso você já tenha sido cliente da Smile Saúde, e, por algum motivo, o seu plano esteja cancelado, você poderá solicitar a análise de reativação dentro de um período de até 90 dias após o cancelamento.

Para realizar a solicitação será necessário entrar em contato com a nossa Central de Atendimento onde um de nossos atendentes lhe orientará em relação ao processo para reativar o seu contrato.

Se o cancelamento tiver ocorrido a um tempo superior a este limite, será necessário que você entre em contato com um dos nossos representantes comerciais para realizar um novo contrato através de uma nova proposta de adesão.

Caso você não identifique o lançamento da Smile Saúde na fatura do seu Cartão de Crédito você deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento para informar o problema, evitando assim a inadimplência financeira do seu contrato.

Existe um período de compensação bancária de até 05 (cinco) dias úteis após o vencimento da sua mensalidade. Após esse período, caso não identifique o débito da Smile Saúde em sua conta bancária, você deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento para informar o problema, evitando assim a inadimplência financeira do seu contrato.

Caso deseje realizar uma atualização dos seus dados do Cartão de Crédito para o pagamento de suas mensalidades, você poderá fazê-lo através do nosso site, www.smilesaude.com.br, acessando o caminho:

Movimentações > Atualizar Forma de Pagamento.

Caso preferir, poderá atualizar a forma de pagamento através do Whatsapp (82) 2123-7332

Existe um período de compensação bancária de até 05 (cinco) dias úteis após o vencimento da sua mensalidade. Após esse período, caso não identifique o débito da Smile Saúde em sua conta bancária, você deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento para informar o problema, evitando assim a inadimplência financeira do seu contrato.

Como os nossos boletos bancários são registrados, você poderá efetuar o pagamento em qualquer banco ou casas lotéricas, mesmo após o vencimento.

Caso deseje realizar a emissão de uma 2ª via de um Boleto Bancário da sua mensalidade, poderá fazê-lo através do nosso site, www.smilesaude.com.br, ou ainda através do nosso Aplicativo, disponível para iOS (App Store) e Android (Google Play), acessando a área de Mensalidades, ou pelo nosso Whatsapp (82) 2123-7332.

Caso você tenha no mínimo duas mensalidades em aberto, você poderá fazer um acordo de pagamento, respeitando os seguintes critérios: o valor da parcela não poderá ser menor que R $90,00 e a quantidade de parcelas não poderá ser maior que 05 (cinco).

As parcelas terão sempre o mesmo valor, onde a primeira, considerada como a entrada do acordo, terá o vencimento para 03 (três) dias após o acordo. A solicitação de um acordo pode ser feita através da nossa Central de Atendimento.

Antes as liberações eram feitas apenas no atendimento presencial em nossas filiais. Agora, para realização de exames, cirurgias, tratamentos oncológicos e outros procedimentos complexos você pode se direcionar ao local de realização do seu atendimento, de acordo com sua rede credenciada e solicitar a análise do procedimento.

Através do nosso Whatsapp (82) 2123-7332, você pode visualizar o status da sua autorização selecionando a opção:
Autorizações > Consultar guias em análise.

Criado com o intuito de tornar a liberação de exames e consulta ainda mais segura, o autenticador está disponível dentro do aplicativo smile saúde, para que ao solicitar a liberação no local o usuário acesse o app e informe o código de liberação para o atendente do local.

• Reajuste por Faixa Etária:

O reajuste por mudança de idade ocorre cada vez que o beneficiário extrapola uma das faixas etárias pré-definidas em contrato.
O reajuste pode ocorrer tanto pela mudança de idade do titular como dos dependentes do plano.

• Reajuste Anual:

Anualmente, através de um cálculo realizado pela ANS, é definido um percentual máximo de reajuste que as operadoras poderão aplicar sobre os seus contratos com a forma de contratação Individual ou Familiar. Este reajuste será aplicado no mês de aniversário do contrato se a Agência já tiver definido e divulgado o percentual.
Caso contrário, após a divulgação da ANS, será aplicado pela operadora o reajuste retroativo nos meses seguintes.

A rede credenciada está disponível em nosso site www.smilesaude.com.br, App Smile Saúde e no nosso Whatsapp (82) 2123-7332.